O que é a Medicina Oral?

HISTÓRIA DA MEDICINA ORAL

A primeira recomendação sobre ensino da Medicina Oral foi feita nos EUA, em 1926, na Universidade de Columbia. No ano de 1933, Lester Burket, em um trabalho pioneiro escreveu a 1ª edição do livro Oral Medicine: Diagnosis and Treatment”. Em 1945 foi criada a Academia Americana de Medicina Oral.

A Medicina Oral atualmente é praticada em diversos países do mundo como EUA, Inglaterra, Portugal, Espanha, Canadá, Austrália e Índia e representa uma aproximação da Odontologia com a Medicina, Enfermagem e outras áreas da saúde, mais acostumadas a terem condutas interdisciplinares. No Brasil a Medicina Oral segue em processo de normatização estando ainda segmentada em diversas especialidades da Odontologia.

O Dentista atuante em Medicina Oral é um profissional especializado que possui formação no atendimento odontológico de pacientes com problemas sistêmicos (que atingem várias partes do corpo), experiência em diagnóstico de lesões bucais e controle clínico das dores orofaciais agudas e crônicas. Estes pacientes necessitam de cuidados especiais ambulatoriais, domiciliares ou, em certos casos, de atendimento hospitalar.

TOMADA DE DECISÃO

Algumas das habilidades deste profissional abrangem, a prática no atendimento de pacientes que fazem uso prolongado de medicações para tratamento de doenças sistêmicas, pelo potencial que estas drogas têm em causar interações medicamentosas e provocar efeitos colaterais bucais. Em situações como esta é necessária a co-responsabilidade médico-odontológica na tomada de decisões clínicas e terapêuticas.

NOCÕES DE DIAGNÓSTICO

Há situações onde as doenças da boca podem provocar dores, feridas ou até tumores que exigem do Dentista noções de diagnóstico semelhantes às do Médico e por isso, há necessidade de integração plena entre estes profissionais, especialmente quando também envolvem estruturas nobres da cabeça, pescoço, ouvido e garganta.

MEDICINA ORAL NO MUNDO

Pela dimensão da Medicina Oral existem esforços mundiais em melhor definir a área, afinal, com o aumento da expectativa de vida da humanidade e da sobrevida dos pacientes com doenças crônicas, cada vez mais será necessária a presença de um profissional qualificado.

__________

Nos textos seguintes serão explicadas as atuações dos vários segmentos da Medicina Oral.