Dor Orofacial e Disfunções da ATM

   Sua área de atuação compreende o diagnóstico e prognóstico das dores orofaciais complexas, incluindo as disfunções têmporomandibulares (da ATM), particularmente aquelas de natureza crônica.

   O Cirurgião Dentista envolvido nesta área rotineiramente participa de equipes multidisciplinares de dor em instituições de saúde. Estuda e proporciona tratamento ainda às demais dores que se manifestam na região orofacial ao seu alcance.

   Pode atuar também no controle do bruxismo e outros distúrbios do sono como a apneia moderada e ronco (SAOS) onde são necessárias a confecção de placas oclusais em resina entre os dentes, porém sempre em parceria, através de protocolos, com Médicos com experiência no tratamento e diagnóstico das desordens do sono.

   Auxilia no controle das luxações da ATM (queixo caído) e em conjunto com a Neurologia, Ortopedia e Fisioterapia pode amenizar as cefaleias (dores de cabeça) e cervicalgias (dores no pescoço) que estejam associadas com alterações na ATM.

   Oferece ainda possibilidades de tratamento das limitações da função mandibular associadas a:

•  Trismo (severa limitação de abertura bucal);

•  Ruídos articulares (estalos);

•  Dificuldade de movimentação da mandíbula causando problemas à fala, mastigação e outras atividades bucais.

____________________________________

ATRIBUIÇÕES OFICIAIS DA ESPECIALIDADE

   É a especialidade que tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas. As áreas de competência incluem:

a) diagnóstico, tratamento e prognóstico das dores orofaciais complexas, incluindo as disfunções têmporo-mandibulares, particularmente aquelas de natureza crônica;

b) inter-relacionamento e participação na equipe multidisciplinar de dor em instituições de saúde, de ensino e de pesquisas;

c) realização de estudos epidemiológicos e de fisiopatologia das disfunções têmporo-mandibulares e demais dores que se manifestam na região orofacial.